Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Firefox 3.6 disponível oficialmente: mais velocidade, temas com um clique e mais

A versão 3.6 do Firefox, um pouco atrasada mas bastante melhorada, já chegou e oferece desempenho mais rápido, temas com um só clique, complementos e plug-ins mais seguros, melhor gerenciamento de fontes e muito mais. Baixe-o agora.

Nós baixamos e testamos o Firefox 3.6 desde a primeira versão alfa, e pelo que vimos, o 3.6 é um update maior do que a mudança apenas no ponto decimal pode sugerir. Ele ficou em segundo lugar nos nossos testes de velocidade e desempenho, só atrás do build mais recente do Chrome, o que significa que houve um grande avanço no tempo de inicialização e na renderização de páginas.

O que há de novo? O vídeo acima mostra os destaques, mas os principais são:

Temas instantâneos: visite a Galeria de Personas no 3.6, e você pode passar o mouse por cima de um tema para ver como ele vai ficar no seu navegador. Clique para aplicar, e ele vira o tema do Firefox. Aí é só gerenciar as Personas através do menu de Complementos.

Notificador de plugins desatualizados: Se você abrir o Firefox com uma versão antiga, e potencialmente vulnerável a vírus, do Adobe Flash ou de outro plugin, o Firefox avisa você e lhe dá um link de atualização.

Vídeo "open-source" em tela cheia: Se você estiver assistindo vídeo em formato ogg ou outro formato livre, o Firefox consegue reproduzi-lo em tela cheia.

Suporte a WOFF: Mais interessante para desenvolvedores do que para usuários comuns, mas ainda assim, o Firefox agora aceita e baixa as fontes mais leves em formato Web Open Font Format, permitindo aos sites mostrar o texto da forma pretendida.

Mais rápido, mais rápido: A Mozilla promete JavaScript, abertura e renderização mais velozes.

O Firefox 3.6 é um download gratuito para Windows, Mac e Linux. [Baixe o Firefox]

Microsoft reconhece bug do Windows que existe há 17 anos

                                   

Isso que é procrastinação! Ou melhor, ignorância sobre uma falha básica do próprio sistema operacional por quase duas décadas: um engenheiro do Google descobriu recentemente uma vulnerabilidade no kernel 32-bit do Windows — vulnerabilidade que existe desde 1993.
É um pouco engraçado ver que isso existe há tanto tempo que já quase poderia ter tirado carteira de motorista, mas perde a graça porque expõe a ataques de hackers todas as versões 32-bit do OS desde o Windows NT, incluindo o XP, Vista e 7 (versões 64-bit não são afetadas). O subsistema atingido era a Máquina Virtual de DOS (VDM) do Windows, e o potencial de estrago é sério, de acordo com a Microsoft:
O que um hacker poderia fazer usando essa vulnerabilidade?
Um hacker que consiga explorar com sucesso esta vulnerabilidade pode rodar código arbitrário em modo kernel. Um hacker poderia então instalar programas; ver, mudar ou deletar dados; ou criar novas contas com direitos completos de usuários.
Você pode desativar a VDM seguindo estas instruções no site da Microsoft; mas você não poderá mais rodar programas antigos em 16-bit.
Que má notícia! Não se preocupe, eles vão consertar isso. Mas se preocupe, porque pode haver outros bugs adolescentes por aí que nignuém viu ainda, e a Microsoft não está agindo rápido: este bug foi reportado à Microsoft faz sete meses.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Estas áreas de trabalho do Linux me deixa cada dia mais orgulhoso de usar o pinguim

 

O Linux tem fama de ser pouco amigável para usuários pouco experientes, e de não ter uma interface tão bem acabada como o Windows ou o Mac OS X. As novas versões do Linux estão mais fáceis de usar e, graças à grande capacidade de personalização do Linux e à criatividade dos seus usuários, surgem áreas de trabalhos lindonas, como a daí de cima. Olha como faz para você ter a sua:

A área de trabalho é uma combinação de:

  • Kubuntu com o tema Plasma "aya"
  • Página inicial personalizada para o Firefox
  • Wp, qtcurve setup, colour scheme e deKorator personalizados
  • Ícones são os ffw do site gnome-look
  • Configuração personalizada do conky

O naaamo2004, o cara responsável por criar este ambiente animal para Linux, também fez o desktop abaixo, e você encontra aqui a lista dos elementos necessários para fazê-lo.

E este daqui, feito pelo arzali, deixou o Ubuntu bem simples e elegante. Aqui estão as instruções para fazê-lo.

E aí, o que você achou? Se você usa Linux, como é sua área de trabalho? Mostre para a gente nos comentários.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A CES 2010, maior feira de eletrônicos do mundo, chega ao fim. Confira as principais tecnologias e tendências apresentadas

A CES 2010 chega a seu fim. Depois de quatro dias de muitas novidades e keynotes no maior evento tecnológico do mundo, geeks dos quatro cantos do planeta retornam para casa e devolvem Las Vegas para os turistas e jogadores.

CES 2010

Lá pela metade de 2009, começaram alguns rumores de que a Apple iria lançar uma tablet, uma espécie de iPhone com tela de 10’’ e um sistema operacional mais robusto. Desde então, os boatos só aumentam, fazendo com que outras empresas peguem carona neste hype.
A Microsoft foi a primeira a se manifestar, mostrando indícios de que estaria por lançar o Courier, um computador superportátil que se encaixa na categoria tablet. Mas na hora de fazer história, durante sua keynote na CES 2010, Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, desapontou e tudo o que mostrou ao público foi um protótipo de tablet rodando Windows 7 a ser desenvolvida desenvolvido pela HP.
HP TouchSmart tm2

HP TouchSmart tm2

Além da parceria com a Microsoft, a HP traz o TouchSmart tm2, um netbook com tela giratória e multitoque de 12’’ (tirar um espaço) que pode se transformar em uma tablet. Apesar de ostentar poder com um processador Intel Core 2 Duo e Windows 7, este netbook/tablet é voltado para o acesso rápido à internet e a pequenos aplicativos.
Lenovo IdeadPad S10-3t

Lenovo IdeaPad

No mesmo estilo do HP TouchSmart tm2, o IdeadPad S10-3t da Lenovo é um netbook de 10’’ com tela giratória multitoque capaz de se transformar em uma tablet. O processador Atom N470 e a bateria razoável com duração de até 4 horas provam que o brinquedinho foi feito pensando na mobilidade e é voltado para o acesso à internet e aplicativos básicos.
Lenovo IdeaPad U1
Parece que a Lenovo resolveu apostar boa parte de suas fichas neste novo mercado de tablets. A IdeaPad U1 seria apenas mais um modelo híbrido de netbook e tablet se não fosse por sua ousadia: a tela pode ser utlizada tanto conectada ao netbook quanto separada, na forma de um tablet de verdade, com sistema operacional independente e tudo mais.

Lenovo IdeaPad

Quando no modo netbook, o IdeaPad U1 traz um processador Intel Core 2 Duo, rodando Windows 7. No entanto, quando a tablet é destacada no netbook, ela roda um sistema operacional próprio chamado Skylight em um processador Snapdragon.

Nvidia Tablet Tegra

Tegra

Ninguém esperava que a Nvidia fosse pegar carona nesse bonde! Mas aí está: a Tablet Tegra vem para unir a potência de um computador convencional à portabilidade de um iPhone. A tablet terá oito processadores independentes, Dual Core Cortex A-9 e promete potência.

Dell Streak

DELL Streak

Enquanto os outros modelos apresentados na feira ficam entre um netbook e uma tablet, o Dell Streak está mais para um smartphone turbinado. Com tela multitoque de 5’’, o bichinho promete rodar o Android 2.0.

3D - a vez da terceira dimensão

Até ontem, pensar na possibilidade de ter uma televisão com conteúdo 3D na sala da sua casa era algo futurista, bobo até. Mas hoje, eu mesma já anunciei lá em casa: “dentro de alguns anos, vamos comprar uma televisão 3D para colocar na sala!”.

O pessoal até duvidou, mas a enorme quantidade de televisores e aparelhos de Blu-ray 3D anunciados na feira torna isso possível. A própria Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, já será transmitida em três dimensões, enquanto os novos modelos de televisores prometem estar na wishlist de muitos consumidores em todo o mundo.

Panasonic VT25

Panasonic

O televisor de plasma 3D HD mostrado pela Panasonic já havia sido apresentado como um protótipo em 2009 e agora ganha a realidade. Uma das vantagens do aparelho é a inclusão de óculos 3D, necessários para a visualização do conteúdo. O televisor deve chegar ao mercado norte norte-americano ainda no primeiro semestre de 2010.

Panasonic 152

TV gigante

Uma TV 3D do tamanho de uma parede. A novidade da Panasonic deixou a plateia de queixo caído ao apresentar a tecnologia Full HD 3D em uma tela de grande porte. Não foi informado se o produto realmente estará a à venda.

Sony Bravia

Sony

Os japoneses também aproveitaram a onda do 3D para mostrar uma linha de televisores que deve entrar no mercado em breve. Não foram divulgadas informações extras sobre os produtos, mas a empresa garante que serão 38 modelos com suporte para o mundo tridimensional variando entre 22 e 60.

Toshiba Cell TV

Toshiba

A empresa não trouxe nem um modelo que reconhece o 3D, mas algo ainda mais interessante. Os novos televisores contam com uma tecnologia que permite transformar qualquer conteúdo 2D em 3D. A tela em LED conta com uma frequência de 480 Hz para transmissão 2D e 240Hz + 240Hz para conteúdo 3D.

LG Infinia

LG Infinia

O novo modelo de televisor conta com tela OLED de 55 e um amplo suporte ao para o conteúdo 3D. A nova linha Infinia afirma trazer a televisões mais finas do mundo para dentro da sua casa. Com uma espessura reduzida (23mm) e uma moldura de apenas 8.5mm, a LG Infinia oferece uma tela retroiluminada e prova ser o que há de melhor no mundo da tecnologia.

Blu-ray 3D

Blu-ray 3D

Junto aos televisores, foram lançados alguns aparelhos de Blu-ray 3D, que são capazes de ler os novos filmes em três dimensões que devem ser lançados ainda neste ano. Para conhecer os Blu-ray 3D lançados na CES 2010, confira este artigo.

E-book readers - o papel digital

Depois do Amazon Kindle, outras empresas começaram a considerar a produção de leitores de livros digitais. Embora a Sony já tenha lançado o Reader há alguns meses, a CES 2010 ainda foi palco do lançamento de novos modelos. Então, se você é um ávido leitor, quem sabe não esteja na hora de trocar o papel pelo meio digital?!

Skiff Reader

Skiff Reader

A Hearst Corp surpreendeu com lançando um e-book reader dobrável e bastante charmoso. O carro carro-chefe do produto é a flexibilidade do material, que oferece uma leitura agradável e, literalmente, maleável. O e-reader traz uma tela de 11.5’’ sensível ao toque e com resolução máxima de 1200 x 1600. Ainda não há preço ou previsão de disponibilidade.

Hanvon WISEreader

WISEreader

A nova linha de e-book readers da chinea Hanvon traz modelos de 5’’, 6’’, 8’’ e 9.7’’. Todos eles contam com uma tela multitouch e com suporte para o uso de uma caneta especial, voltada para quem gosta de fazer anotações na própria tela. Conexão wireless e USB também fazem parte deste gadget que deve ter um preço de US$295 para o modelo de 5’’.

Blio

Longe de ser um e-reader ou um gadget do tipo, o Blio é um simples software desenvolvido, até agora, para Windows e iPod touch/iPhone. Sua principal missão é transformar qualquer smartphone ou computador em um e-book reader de qualidade. Sem se limitar ao texto, o Blio quer integrar som, imagem e conteúdos interativos da web em um só livro digital. O software conta com sua livraria própria e deseja oferecer sua própria linha de livros modificados.

Blio

O exemplo que melhor explica o Blio é o seguinte: imagine um livro de ciências em que os alunos possam assistir a vídeos e fazer testes na internet sem precisar de nada além de um computador ou smartphone e o Blio. Interessante, não?

Tecnologia verde - o planeta agradece

Todo mundo já sabe: é preciso fazer a sua parte para tentar minimizar os problemas globais e salvar a Terra de vilões como o efeito estufa. Já faz alguns anos que a tecnologia entrou no jogo do ecologicamente correto, mas foi durante a CES 2010 que este posicionamento ficou realmente claro. Para estimular o viés ecológico, o próprio Greenpeace fez parte da feira, e lá anunciou que, este ano, a Apple foi a empresa que menos prejudicou o meio ambiente.

Ranking to Greenpeace.

Segundo o ranking da organização, o pessoal de Cupertino foi único a respeitar todas as regras ambientais e a produzir seus computadores, monitores e celulares sem deixar que o planeta pague a conta.

HydroFill

Você já olhou para uma tomada e parou para pensar de onde vem aquela energia? Pois é, os geradores de energia podem até tentar uma amizade com o meio ambiente, mas a verdade é que todos causam algum tipo de dano - em menor ou maior grau.

Hydrofill

Pensando nisso, o pessoal da orizon Fuel Cell Technologies resolveu criar uma bateria que funciona com a extração do hidrogênio da água e que é capaz de carregar pilhas e pequenos gadgets. O produto ainda não tem preço ou disponibilidade. Quer saber como ele funciona? Confira a explicação completa no artigo de apresentação.

Eco FlatTV

A Philips, em parceria com a Funai Eletric, resolveu dar uma chance ao meio ambiente e dedicar a ele uma linha completa de seus televisores. Com uma tela LED otimizada, o televisor consome até 40% menos de energia que as telas LED normais. Além disso, um sensor detecta a luminosidade no ambiente e permite um consumo menor sem que haja perda de desempenho.

Eco FlatTV

Para finalizar a preocupação ambiental, a Eco FlatTV utiliza até 30% menos de plástico em sua fabricação e vem em uma caixa feita com papel reciclado. Tablets, televisão 3D, e-book readers e tecnologia verde. Ver estes itens se tornando realidade é quase tão bom quanto conhecer Paris, Roma, Berlim... As empresas apostaram e os analistas gostaram.

Em 2010, o mundo tridimensional deve aparecer na sua sala, enquanto você lê os artigos do Baixaki na sua tablet e organiza sua biblioteca digital: tudo isso sem agredir o meio ambiente. Antes da CES 2010, o Baixaki trouxe dois artigos (2010: previsões para um Ano Novo muito tecnológico e 2010: quais tecnologias irão bombar no ano que vem?)sobre as tecnologias que devem fazer sucesso em 2010 e muitas delas são as mesmas vistas durante a CES 2010.

As empresas já apostaram suas fichas, mas como será a aceitação destas tecnologias por parte do público? Passado o êxtase provocado pelas novidades, só nos resta esperar por preços e datas. CES 2010: o futuro foi anunciado.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Macho que é macho mata mosquito com lança-chamas

 

Parece inofensivo. O que poderia dar errado? Ah, isso:

"Queime, mosquito pentelho, EM CHAMAS! *risada maligna e ensandecida* Mãe, o colchão pegou fogo."

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Duplicate Cleaner recupera o precioso espaço perdido no disco rígido

 

Software mostra quais são os arquivos duplicados no computador.
E pode agilizar a vida de quem precisa fazer uma faxina no PC.

 Indisponivel/Indisponivel

Limpe o HD lotado. (Foto: Reprodução)

O programa Duplicate Cleaner ajuda o usuário a encontrar arquivos repetidos no PC e a liberar megas e megas de espaço em disco, facilmente.

Certamente você já passou pela situação de ter seu HD lotado, cheio de músicas e imagens, fotos mil... E também já deve ter pensado que era possível ter muita coisa repetida, só não tinha a paciência ou a ferramenta certa para ficar comparando um a um.

Para resolver esse problema de forma simples, mesmo para os usuários menos técnicos, a Digital Volcano criou o o Duplicate Cleaner, software de comparação de arquivos.

O mais interessante dele é que a abordagem não é aquela de simplesmente ver se existe arquivo com o mesmo nome em pastas distintas. Ele faz uma verificação interna e avalia se existem diferenças. Ainda vem com opção específica para procurar músicas comparando sua tag de artista, título e álbum. Os formatos de áudio suportados são: mp3, wma, m4a, ogg, ape e flac.

Indisponivel/Indisponivel

Buscas específicas para encontrar apenas o tipo de arquivo desejado. (Foto: Reprodução)

Existe também um filtro para se procurar apenas por imagens, filmes, documentos do Office, somente texto ou simplesmente tudo. Dentro do filtro, você ainda pode informar se deseja comparar o tamanho, data ou seu conteúdo. Feitas as escolhas, basta clicar em "Iniciar".
Não fique ansioso achando que ao clicar no "Iniciar" ele já vai sair apagando tudo que ele achar que é duplicidade. Tudo que for suspeito de ser repetido aparece na aba Arquivos Duplicados para posterior conferência. Nessa tela, são informados os nomes dos arquivos e algumas informações sobre eles para você ter base para escolher qual vai apagar. Somente depois da escolha é que, efetivamente, vai tudo pro "ralo".

Indisponivel/Indisponivel

Resumo do que foi encontrado. (Foto: Reprodução)

Para ajudar a caçar o que deve ser removido, existe um poderoso assistente no qual você marca se quer que o arquivo mais recente ou mais antigo; com a taxa mais alta ou mais baixa de bits (no caso de áudio); com maior ou menor tamanho vai ser eliminado. Isso evita que sejam apagados os arquivos de melhor qualidade ou mais recentes em detrimento dos antigos ou com qualidade inferior. Depois disso, clique no botão "Excluir marcados".

Vai abrir uma janela perguntando se quer excluir para a lixeira (marcado por padrão), mover tudo para outra pasta (mantendo ou não a estrutura de subpastas) ou ainda excluir as pastas vazias, dentre outras opções mais avançadas. Por fim, é exibido um relatório de quanto de espaço em disco foi liberado na limpeza.
Para não se arrepender depois, é altamente recomendado deixar a opção de apagar para a lixeira, marcada. Assim, se perceber que fez besteira e apagou o que não devia, há a possibilidade de se recuperar tudo.
No caso das imagens, para ajudar na decisão do que apagar, é possível visualizá-las de dentro do programa, o que agiliza o processo.
Como há a opção para colocar o programa em português, pergunta feita já na instalação, ele faz a alegria de muitos que têm dificuldade com outro idioma. Isso torna mais fácil ainda usar o Duplicate Cleaner, que é um utilitário extremamente importante para ter e guardar quando precisar fazer aquela faxina no HD. Antes de pensar em comprar um maior, será que não dá para dar uma sobrevida no atual e eliminar as coisas repetidas? Vale a pena dar uma testada. É grátis!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Complementos para o Google Chrome deixam sua navegação mais prática

 

Navegador passa a oferecer recurso similar aos concorrentes.


Deixe suas dicas, dúvidas e sugestões na área de comentários.

Um recente relatório do site Net Applications colocou o Google Chrome à frente do Safari da Apple na “Guerra dos Navegadores”. O número de usuários deste navegador ainda é inexpressivo frente ao Internet Explorer e ao Mozilla Firefox, apenas 4,63% de participação.

Um dos grandes “pecados” do Chrome e que sempre gerou reclamações de usuários – principalmente os originários do Firefox – era a ausência de complementos.

O Google também divulgou recentemente que a versão beta do navegador agora terá suporte a complementos. Pouco tempo depois, uma razoável lista de opções foi disponibilizada para os “testadores” do navegador.

Complementos são programas que são instalados anexos ao navegador para criar certas facilidades. Um dos principais fatores de sucesso do Mozilla Firefox são seus milhares de complementos que ajudam seus usuários, sob diversas formas. Eu mesmo não abro mão do Firefox justamente por seus complementos.

O Internet Explorer também tem um repositório de complementos que é mais modesto que o do Firefox, porém a adesão dos usuários é baixa.

Complementos do Chrome

Indisponivel/Indisponivel

Página de complementos do Chrome já conta com diversas opções para o usuário testar. (Foto: Reprodução)

Em um mundo de betas, onde o Chrome é beta e os complementos também são betas, não podemos esperar que tudo seja lindo e funcione perfeitamente. Nem no mundo das versões estáveis encontramos isso. Por isso, não estou muito preocupado com a estabilidade do navegador e de seus complementos. Quero testar as novidades e, nesta coluna, dizer quais são os complementos interessantes e no que eles poderão facilitar sua vida.

Antes de começar é preciso ter a versão beta do Chrome, que pode ser obtida clicando aqui e, a partir dele, acessar a página de complementos clicando aqui.

Outra informação importante: no ambiente do Firefox e do Internet Explorer usamos o termo “complementos” e no Chrome, usamos o termo “extensão”.

Muitos complementos vêm do próprio Google e ajudam o usuário a interagir com os serviços da empresa. Vou destacar alguns.

Google Mail Checker

Complemento que adiciona um ícone ao lado da barra de endereços do navegador e permite, uma vez autenticado em uma conta do Gmail, monitorar as atividades do correio eletrônico. Quando chega uma nova mensagem, um contador é incrementado mostrando o total de novas mensagens. Ao clicar no ícone o GMail é automaticamente carregado. Essa extensão é bem mais simples que as similares para Firefox que exibem muito mais detalhes.

 Indisponivel/Indisponivel

Complemento que conecta o usuário ao facebook de forma mais simples e direta. (Foto: Reprodução)

Facebook

Para quem dedica bastante tempo aos contatos do Facebook este complemento é muito útil. Ele também instala um ícone ao lado da barra de endereços e quando o usuário está autenticado site, ele fica ativo. Ao clicar no ícone, uma aba de funcionalidades é exibida e, através dela, o usuário pode dizer o que está fazendo no momento (modo “twitter” do facebook); pode iniciar conversas on-line (chat) com seus contatos e visualizar sua lista de notificações.

URLShortener

Ferramenta para encurtar URLs (endereços de sites) para postar em redes sociais como Facebook e, principalmente, o Twitter. O nível de configuração permite adicionar diversas redes de encurtamento, como o Bit.ly, t, Migre.me, TinyURL e os novos goo.gl e Youtu.be.

A tela de configuração é bastante simples: existe uma lista de sites encurtadores e você marca o que deseja usar. Em sites como o Bit.ly, a ferramenta permite a inserção do ID e API Key para que os links encurtados possam ser auditados na conta do usuário no site.

Existe também uma integração com o Twitter: é possível enviar mensagem direto para a rede quando o usuário encurta uma URL. O complemento é bastante prático e útil.

RSS Subscription Extension

Outro calcanhar de Aquiles do Chrome era ter sumariamente ignorado os arquivos de Feed tão usados por toda a internet. Essa extensão habilita o “conhecido” ícone de RSS que fica na barra de endereço dos sites – quando, claro, os sites disponibilizam o serviço.

Indisponivel/Indisponivel

Com o complemento RSS Subscription Extension o usuário de ter acesso a uma funcionalidade nativa dos concorrentes. (Foto: Reprodução)

Ao clicar no ícone de RSS, a página de feeds é exibida e o usuário pode cadastrá-lo em seu Google Reader ou outro serviço on-line de sua preferência. O Chrome ainda não tem um agregador de feeds embutido, mas o Google Reader da conta do recado.

VerticalTabs

Esse complemento cria uma lista vertical das abas abertas e é interessante para pessoas que gostam de manter inúmeras abas abertas. Um recurso bastante útil o da possibilidade de fazer buscas nessas abas. Como funciona? Suponha que você está realizando uma pesquisa e tem diversas abas abertas com temas relacionados. Ao clicar na ferramenta – que fica ao lado da barra de endereços – e digitar no espaço de busca uma palavra-chave, só serão elencadas as abas que tenham em sua URL (ou no título) o mesmo termo buscado.

Indisponivel/Indisponivel

Abas verticais com opção de busca. Útil para quem trabalha com muitas abertas. (Foto: Reprodução)

 Indisponivel/Indisponivel

Metrist é um cliente para Twitter no Google Chrome. (Foto: Reprodução)

Metrist

Não posso deixar fora da lista um complemento para o Twitter. Bastante simples e similar ao EchoFun para Firefox, o Metrist permite visualizar a timeline do usuário no Twitter, enviar mensagens para a rede social, ver mensagens diretas e citações.

O visual é modesto e não existem personalizações avançadas. Um recurso interessante é o de cacheamento das mensagens, ou seja, as mensagens são salvas no PC e você poderá ler mesmo se a rede do Twitter estiver fora do ar.

History2

O pacotão de 31/12 falou justamente sobre os históricos dos navegadores e mostrou que o histórico do Chrome é bem organizado e exibe logo de cara as páginas acessadas ordenando-as por dia e horário de acesso. Quem quiser mais organização e detalhes pode usar o complemento History2, que agrupa as páginas acessadas por domínio. Por exemplo, tudo que é do Google, tudo que é do G1 e assim por diante. Também inclui botões para acesso rápido a históricos do dia anterior, última semana, último mês.

Google quer administrar frequências de rádio nos EUA para usá-las em internet sem fio

O Google pediu permissão à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) para administrar as frequências de rádio ociosas no país, possibilitando o acesso a banda larga de internet sem fio através dessas frequências.

Como as faixas, conhecidas como "espaços brancos", são próximas às da TV, seria necessário um banco de dados para assegurar que os dispositivos não causariam interferência em frequências vizinhas.

Em novembro de 2008, o FCC aprovou a operação de aparelhos com potência de até 100 miliwatts nos espaços brancos ou de até 40 miliwatts em espectros adjacentes aos das estações de TV.

Essas frequências ociosas seriam um modo mais barato de oferecer serviços de banda larga em áreas rurais, que não contam com os benefícios da expansão das fibras ópticas. Segundo o IDG News, a iniciativa do Google causou espanto, pois em fevereiro de 2009 a comoanhia declarou que não pretendia ser um administrador desse recurso.

"O que propomos é a construção de um banco de dados que seja publicamente acessível e aberto para consulta, para que qualquer indivíduo possa examinar seus dados", declarou o conselheiro do Google para mídia e telecomunicações, Richard Whitt.

Um dispositivo pesquisaria o banco de dados e receberia informações sobre os canais disponíveis e o nível de potência permitido na área. Os operadores de banco de dados receberiam informação atualizada, com periodicidade diária.