Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Windows 8: como adicionar atalhos na interface Metro ou voltar ao menu Iniciar antigo

 

Personalize a interface Metro adicionando seus atalhos ou volte ao bom e velho menu Iniciar.

Apesar de não existirem mudanças tão bruscas no visual das últimas versões do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8 resolveu apostar alto e trouxe a Metro, uma interface para o menu Iniciar totalmente diferente e voltada principalmente para tablets.

O problema é que muitas pessoas não gostaram da mudança e não entendem como ele funciona direito, já que se trata de algo novo. Neste tutorial, você confere como adicionar atalhos de programas nessa nova interface e também como voltar para o menu Iniciar antigo.

Pré-requisitos

Como adicionar atalhos

Depois de baixar o Metro UI Tweaker, extraia todo o conteúdo do arquivo:

Execute o arquivo “Metro UI Tweaker.EXE”. Pode ser necessário realizar atualizações no sistema:

Com o programa aberto, na área “Add Any Application/File to the Metro Start Menu”, clique em “Browse”:

Procure pelo arquivo que você quer adicionar no menu:

Clique em “Add to Start Menu” (1) para adicioná-lo. Depois, pressione “Apply” (2) e “Close" (3):

Se desejar, pode também adicionar opções de desligamento, logoff e outras, na seção “Power Options”:

Depois disso, quando você for ao menu Iniciar, você encontrará os novos atalhos:

Como voltar ao estilo antigo do menu Iniciar

Em “Metro Options”, clique em “Disable Metro Start Menu”. Clique em “Apply” para confirmar e em “Close” para fechar:

Será necessário reiniciar o sistema para que as alterações tenham efeito:

Brasília oferece Wi-Fi gratuito

 

 

Com velocidade de 2 Gbps

 

De olho na Copa do Mundo, o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, confirmou que as principais áreas do Distrito Federal terão acesso à Web sem fio (2 Gbps) gratuitamente.
Segundo o governador, o acesso Wi-Fi gratuito já está disponível em locais como o Parque da Cidade e Rodoviária do Plano Piloto. Além disso, ele também confirmou que a ideia é expandir este projeto para todo o Distrito Federal em até 24 meses.
A orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, também já oferece acesso Wi-Fi gratuitamente.

Windows 8 em ambientes virtualizados

 

Veja quais softwares suportam o novo Windows

O Windows 8 Developer Preview foi lançado na última terça-feira, mas se você está pensando em instalar o novo sistema operacional da Microsoft em uma máquina virtual, leia isto atentamente.
A maioria dos softwares de virtualização ainda não foi atualizada para suportar oficialmente o Windows 8.
Por enquanto, os softwares de virtualização que suportam o Windows 8 são os seguintes:
• Hyper-V no próprio Windows 8 Developer Preview
• Hyper-V no Windows Server 2008 R2
• VMware Workstation 8.0 para Windows*
• VirtualBox 4.1.2 para Windows*
*Suporte limitado e não-oficial.
Softwares de virtualização incompatíveis:
• Microsoft Virtual PC (todas as versões)
• Microsoft Virtual Server (todas as versões)
• Windows 7 XP Mode
• VMWare Workstation 7.x ou anteriores
Windows 8 Developer Preview no VMware Workstation 8:

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Microsoft demonstra o 'Windows To Go'

 

É como ter um Windows 8 portátil

Durante a conferência BUILD nesta semana, a Microsoft demonstrou um novo recurso do Windows 8, o ‘Windows To Go’.
Este recurso permite que a pessoa copie sua instalação do Windows 8 (incluindo seus arquivos e programas) para um drive USB e o utilize em outro PC ou laptop. Basicamente, você tem um Windows 8 portátil.
Este recurso é voltado especificamente para o mercado corporativo e deve custar cerca de US$ 50 por usuário, mas o preço ainda não foi confirmado oficialmente.
O Windows To Go pode ser usado com drives USB 2.0 e 3.0, e é útil para profissionais que viajam muito, já que não será preciso ficar carregando um laptop. Além disso, é recomendável o uso de um drive com pelo menos 32 GB de capacidade.
Outro detalhe é que o Windows To Go não suporta hibernação. Se o usuário remover o drive USB enquanto o Windows To Go estiver em execução, ele ficará congelado por cerca de 60 segundos. Se o drive for inserido novamente durante este tempo, o usuário poderá continuar de onde parou, caso contrário o sistema será desligado.
Confira uma demonstração do Windows To Go no vídeo abaixo:

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Windows 8 Developer Preview

O Developer Preview é uma versão pré-Beta do Windows 8, destinada especialmente, mas não exclusivamente, a entusiastas do sistema operacional. Ontem (13), a Microsoft mostrou o sistema operacional em detalhes durante a BUILD, conferência especial para desenvolvedores e parceiros.

A próxima versão do Windows não começa do zero. Ela vem sendo desenvolvida a partir do que deu certo no antecessor e com melhorias: mais recursos de segurança, inicialização mais rápida e maior duração de bateria em portáteis.

Logo na configuração inicial, o Windows 8 vincula o novo usuário à sua conta da Microsoft. Isso significa que os seus aplicativos vão acompanhá-lo mesmo em um computador diferente. É como se cada conta de usuário fosse o seu computador, sempre portátil e disponível.

Agora, aqueles mais ansiosos que já querem conhecer as novidades que vêm por aí podem experimentar as funcionalidades e os recursos do novo sistema, que vai rodar em qualquer computador, mas foi pensado especialmente para telas de toque.

Nova interface

Essa é a mudança mais sensível em relação às versões anteriores. O Windows 8 apresenta uma nova interface, ao estilo Metro: um layout limpo, simples e personalizável com animações que deixam o computador mais interativo.

Nova tela inicial.

De início, o usuário se depara com a nova tela "Start", com os mosaicos característicos da Metro UI. Os quadrados são dinâmicos, quer dizer, sempre atualizados. Por exemplo, o aplicativo de tempo e temperatura, que mostra o clima de qualquer cidade em tempo real.

Não falta integração com programas Windows Live. É muito simples integrar a sua conta com o sistema operacional. O compartilhamento de conteúdo também é bastante facilitado. Por exemplo, se você quer enviar imagens por email, pode pegá-las do Facebook, do Flickr e do seu disco rígido a partir de uma única tela.

Integração entre aplicativos.

É possível reorganizar o mosaico como você preferir, bastando arrastar os quadrados para onde você quiser. Qualquer atalho pode ser facilmente removido, ao clicar com o botão direito sobre ele e marcar "Unpin".

A barra de buscas internas foi reformulada. Sempre que o usuário digitar alguma palavra para buscar aplicativos ou documentos, poderá contar com filtros para refinar as pesquisas e facilitar o acesso a determinados arquivos.

Compatibilidade com o Desktop do 7

Apesar de todas as modificações da interface Metro, o Windows 8 terá compatibilidade com seu antecessor. A Área de trabalho continua com a mesma cara: o papel de parede é o mesmo, a Barra de tarefas segue o padrão e os ícones também são idênticos.

A primeira mudança notável é no botão do Menu Iniciar. Deixando o cursor do mouse sobre ele, abre-se um relógio e um menu com atalhos para configurações, dispositivos, compartilhamento e busca.

A segunda modificação sensível é que, por padrão, todas as janelas do sistema têm o padrão Ribbon, do Office. Há sempre ferramentas disponíveis, dependendo do arquivo ou pasta que o usuário seleciona. Essa barra é facilmente escondida por uma simples seta, assim, quem não gosta do recurso não precisa lidar com ele sempre.

Há também modificações sutis na Barra de títulos. Os ícones estão ainda mais caprichados, e agora o texto é centralizado. Há muito capricho também na janela do Gerenciador de tarefas. Ela utiliza cores para que as informações sejam compreendidas com mais facilidade pelo usuário. Quanto mais pesado um processo, mais forte é a cor dele, assim, ele está sempre destacado. Há muitos gráficos que esclarecem o uso de processador, memória, disco e conexões de rede.

Novo Gerenciador de tarefas.

Para quem usa mais de um monitor, é possível configurá-los para que exibam, ao mesmo tempo, a nova tela "Start" e o já conhecido desktop do Windows 7. O Windows 8 também se adapta facilmente a qualquer resolução , o que ajuda aqueles usuários que usam um monitor mais antigo.

Internet Explorer 10

O Internet Explorer 10 está muito diferente no ambiente Metro. A barra de endereço agora está localizada na parte de baixo e há poucos botões. Para ganhar ainda mais espaço, é possível escondê-la. Assim, a tela é preenchida totalmente com a página exibida. O clique com o botão direito do mouse serve para adicionar novas abas. Um detalhe bastante agradável são as notificações, como quando um download é concluído.

É um exemplo do conceito proposto pelo novo Windows em relação aos aplicativos. Eles serão executados em tela cheia, adaptando-se às mais variadas resoluções, desde telas de tablet até grandes monitores.

Internet Explorer 10.

Reset em um botão

É possível restaurar o Windows 8 ao estado original de diferentes maneiras. O usuário pode executar um reset convencional, que é mais simples e mantém arquivos e documentos. Porém, há opções novas e mais avançadas.

Por exemplo, o reset completo, o qual restaura o computador ao estado original. É possível também criar um disco especial, ideal para os usuários que investiram muito tempo na personalização e configuração de sua máquina.

Atualizações

O Windows 8 é capaz de instalar atualizações quando o computador não é utilizado. A promessa é a de que os usuários recebam muito menos notificações a respeito de manutenção, atualizações ou reinicializações. De acordo com a Microsoft, não haverá interrupções com frequência, e o computador vai funcionar normalmente mesmo ao instalar o que for necessário.

Touchscreen

O Windows 8 funciona em computadores convencionais e em tablets. Logo, todos os aplicativos, serviços e sistemas internos são compatíveis com toques na tela. O teclado virtual integrado é simples e oferece teclas grandes para evitar problemas referentes à digitação. Tarefas como copiar e colar são muito facilitadas com o suporte do novo sistema.

Teclado virtual do Windows 8.

Windows Store

Já era sabido que o Windows 8 contaria com uma loja de aplicativos. E é bastante simples enviar os softwares criados para ela. Mas há um detalhe interessante: antes de serem divulgados e disponibilizados para o público, os programas precisam passar por uma avaliação da própria Microsoft, o que deve prevenir a presença de arquivos infectados.

O acesso à loja é facilitado por um atalho na interface Metro. Os aplicativos são organizados por gêneros e preços, com screenshots, descrição e análise de usuários, como acontece no Android Market e na AppStore. Vale ressaltar que a Windows Store ainda não está acessível para os usuários.

Não é só toque

Apesar de enraizado em ambientes de toque, o Windows 8 vai rodar em qualquer computador, independente da arquitetura utilizada pelos processadores (x86, x64 ou ARM). E é por isso que ele poderá ser instalado em notebooks, desktops, tablets e até mesmo a partir de um pendrive.

Em um notebook antigo, vendido originalmente com Windows 7, o boot levou apenas oito segundos; outro portátil, mais potente, inicializou o sistema em apenas dois segundos. Monitores de qualquer resolução podem ser utilizados. Dependendo do tamanho da tela, o sistema operacional é alterado automaticamente para se adaptar melhor às limitações impostas.

USB 3.0, NFC e canetas stylish

O Windows 8 tem compatibilidade nativa com a tecnologia USB 3.0, o que garante a transmissão e transferência de dados com bastante velocidade.

Se o tablet ou computador for equipado com sensores NFC, rapidamente podem ser feitas análises de produtos e outros aparelhos que contem com a mesma tecnologia.

Canetas stylish podem ser utilizadas para desenhos ou mesmo para escrever, pois o sistema identifica rapidamente os caracteres escritos. Isso pode ser utilizado diretamente na tela (pelo touchscreen) ou por mesas digitalizadoras.

Acesso remoto e virtualização

O sistema de acesso remoto a computadores foi remodelado. Com mais dinamismo nas comunicações, as máquinas podem ser controladas com muita facilidade, incluindo a compatibilidade com o touchscreen.

Dependendo das configurações utilizadas, é possível ter acesso a listas de processos e várias outras informações mais avançadas. A virtualização também foi melhorada, permitindo que imagens ISO abertas nos computadores possam ser utilizadas como unidades separadas.

Versões para download

Atualmente, há três versões diferentes do Windows 8 Developer Preview, como você confere a seguir.

32 bits (x86)

Após clicar em “Clique para baixar”, você vai fazer o download da versão de 32 bits do Windows 8, que tem 2,8 GB. Ela inclui uma imagem no formato ISO.

64 bits (x64)

Caso prefira, clique aqui e faça o download da versão de 64 bits, que também está no formato ISO. O download tem 3,6 GB.

64 bits com Developer Tools (x64)

Esta versão inclui uma série de ferramentas, a saber:

  • Windows SDK para aplicativos em Metro Style;
  • Microsoft Visual Studio 11 Express;
  • Microsoft Expression Blend 5 Developer Preview;
  • 28 aplicativos Metro Style, incluindo o BUILD.

Clique aqui para baixar esta versão. A ISO tem 4,8 GB.

Observações importantes

Os softwares que fazem parte desta versão do Windows 8 podem ser modificados sem prévio aviso. O sistema operacional é oferecido “as is”, e o usuário assume o risco de utilizá-lo, uma vez que ele pode não ser estável. O Windows 8 pode não operar corretamente e diferentemente da maneira que a versão final se comportará.

Clique para baixar Windows 8 Developer Preview Clique paraBaixar

ObservaçõesObservações

  • Versão Pré-Beta pode apresentar instabilidades

Importante

Antes de instalar o " Windows 8 Developer Preview " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

nossa opinião

Nossa OpiniãoAcima você conferiu uma descrição completa sobre o Windows 8 Developer Preview e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A Microsoft garante que o Windows 8 vai rodar em qualquer computador, logo, fizemos o teste em uma máquina um tanto limitada. A instalação é bastante rápida, com telas muito parecidas com as da versão anterior. As mudanças começam a partir da criação e configuração do perfil do usuário.

Tudo correu razoavelmente bem, no entanto, algumas animações e alguns recursos visuais ficaram um pouco lentos. É possível afirmar que ele não será tão exigente em termos de máquina, mas a interface Metro pode pesar em muitos momentos.

Por ainda estar em desenvolvimento, esta versão do Windows 8 não é recomendada para todos os tipos de usuário. Há sempre as chances de erros e instabilidade, e ninguém pode confiar cegamente no novo sistema. Nos nossos testes, por exemplo, ele não funcionou corretamente ao ajustarmos a resolução da tela para 720p. Uma falha que, apesar de grave, é esperada em um software ainda em desenvolvimento.

Fato é que a nova tela inicial representa uma quebra de padrão muito grande. Praticamente todos os usuários de desktop terão de se adaptar à nova maneira de executar e fechar programas, e isso não será fácil. Quem tem o mínimo conhecimento sobre ambientes de toque se adaptará com mais facilidade, mas quem não tem esse costume terá de adquiri-lo se quiser desfrutar ao máximo do novo Windows.

Com certeza, é uma ótima chance para os usuários mais curiosos começarem a se adaptar ao novo Windows. A oportunidade é melhor ainda para novos desenvolvedores, já que, com o lançamento da Windows Store, eles ganharão muito mais espaço.