Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Como atualizar o Motorola Fire XT317

 

Fonte:Badmal

Olá à todos! Aqueles que possuem um Motorola Fire sabe o potencial que o aparelho tem, pois trata-se de um smartphone com sistema operacional Android que, além do teclado físico, ainda possui a função de dual chip. Porém, os problemas com tela branca, resets e travamentos acabaram por trazer mais problemas do que soluções à seus usuários. Aparentemente a Motorola não fez o trabalho de casa direito em relação ao firmware, lançando um aparelho cheio de bugs. Mas felizmente ela liberou uma atualização que, pelo feedback de quem já fez, resolveu todos esses problemas. Como sem essa atualização o uso do Fire se torna um martírio, resolvi publicar como é realizada a atualização.

Antes de mais nada, é necessário que se tenha consciência de que:

  1. O aparelho deve estar com a bateria carregada, pois se ela acabar no meio da atualização, você não conseguirá inicializá-lo e provavelmente precisará levar à uma assistência técnica;
  2. Se possível, faça a utilização usando um notebook com a bateria carregada, pois caso ocorra uma queda de energia e o computador desligue, acontecerá o mesmo problema acima e você provavelmente só levando na assistência técnica;
  3. Mesmo não sendo um bicho de sete cabeças e mesmo tomando as precauções acima, qualquer problema na atualização inutilizará o aparelho, sendo necessário levá-lo à uma assistência técnica. Desta forma, você deverá fazê-la por sua conta e risco e não me responsabilizo por algo que dê errado e/ou inutilize o aparelho.

Se você já está consciente de tudo o que mencionei acima e quer fazer a atualização, os passos são estes:

  1. Clique neste link para acessar a página de suporte do XT317;
  2. Clique em atualizar software, conforme a tela abaixo:
  3. Conforme a tela abaixo, escolha a operadora do seu smartphone ou escolha a opção “RETAIL” caso seja um aparelho avulso (comprado sem vínculo a uma operadora);
  4. Escolha a opção “Motorola Fire – XT317, conforme tela abaixo;
  5. Uma vez selecionado, clique na seta branca dentro do círculo amarelo para confirmar;
  6. Clique em “Li a Etapa 3 sobre mídia de terceiros” e clique em “Download da Atualização do Software” para começar a baixar o arquivo.
  7. Neste momento será realizado o download do software Motorola Software Update.exe. Este programa irá instalar o software de atualização e também os drivers que permitirão que seu computador reconheça o smartphone;
  8. Após o download, realize a instalação do Motorola Software Update. Uma dica: caso já existe uma instalação prévia deste programa, desinstale-a primeiro antes de instalar essa nova versão. Por algum motivo não consegui atualizar o XT 317 e o Milestone 2 usando esse programa. Só consegui resolver baixando a versão específica a que escolhi no site.
  9. Depois de instalado, abra o Software Update e conecte o XT317 usando o cabo USB no computador. na primeira vez que for conectado, será realizado a instalação dos drivers. Aguarde até que a instalação seja concluída e que o programa reconheça o aparelho;
  10. Se a conexão ocorreu bem, aparecerá o número do IMEI, número do modelo e a operadora. Ele irá checar se existem atualizações, irá baixá-las e instalá-las automaticamente após sua confirmação. A atualização deve demorar entre uns 20 e 40 minutos. É importante que não desconecte o cabo nem desligue o aparelho, pois isto poderá corromper o sistema do smartphone.

Lembrando que o XT317 deve estar com o USB no modo Phone Tools e com a opção de “Depuração USB” desabilitada. Normalmente ele já vem configurado desta forma por padrão.

Um problema que ocorre é que o aparelho não é reconhecido no passo 8, aparece o IMEI mas o número do modelo e operadora ficam em branco. Quando ficou assim aqui comigo o aparelho não atualizou. Só resolveu quando eu desinstalei uma versão anterior e refiz o processo do começo.

Seguindo os passos acima e tomando as precauções mencionadas, acredito que vocês poderão atualizar o XT317 sem maiores problemas e poderão finalmente ter um aparelho sem problemas com tela branca, resets constantes e travamentos, como deveria ser desde o lançamento deste smartphone.

32 comentários:

  1. Valeu estava atrás desta atualização

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela ajuda. Seu tutorial é muito bem explicado, acabei de atualizar e espero que o telefone funcione agora. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Depois que atualizei o meu nunca mais deu os problemas, funcionou perfeitamente e já faz uns 2 meses que atualizei. Eu tinha problemas com os chips, com o cartão SD, dava tela branca, travava, etc... assim como todo mundo reclama e após a atualizações todos esses problemas foram resolvidos.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite o meu Celular X317 tem a versão 2011 de atualização mais ele apresenta os seguintes defeitos:

    APARELHO não está aguentando nem 10 horas ligado já tenho que recarregar novamente isso usando ele no modo mais economico da bateria.
    Ele apresenta alguns maus funcionamentos por exemplo ele não dá opção para você jogar as atualizações para o cartão SD que é de 16gb visto que como ele está configurado para atualizar no telefone a memória é muito baixa e toda hora tenho que limpar a memória para caber alguma coisa, eu consegui colocar os videos e as fotos para ele jogar direto no cartão mais as atualizações ele nem deixa esta opção fica escura.
    O padrão de som dele eu configuro para ele ficar silencioso mais ele só fica silencioso no modo Silencioso eu abaixo todo o volume e mesmo assim ele faz barulho quando digita e também ele treme quando digita ou muda de tela uma encheção de saco tem a opção de vibrar quando mudar de tela e escrever mesmo você selecionando ela ou mesmo você não selecionando ele vibra e faz o barulho do mesmo jeito!

    Alguém consegue me responder.

    Agradeço

    Obrigado
    Hermes Eduardo
    11 99458-2140
    chiquinho_mememe@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. existe alguma atualização original da Motorola fora essa pois aparece que no momento esta indisponível atualizar ?
    o meu esta com 2.3.7 gingerbraid porem vive com tela branca.
    fora que no slot 1 eu tenho o chip da tim e no slot 2 o da vivo
    só que o da tim vive sem serviço porem o 3g funciona normal(uso o 3g por ele) e só aparece escrito tim qdo eu seleciono dual sim >>> depois eu seleciono do sim 1
    assim ele desabilita o sim 1, depois seleciono denovo e eh habilitadso novamentre o sim 1....ai aparece o sinal ativo da tim...foda neh


    se alguem conseguir me ajudar eu ficaria feliz


    bulipe@hotmail.com
    Felipe Buli (perfil face) agurdo reotrno

    ResponderExcluir
  6. meu motorola fire xt317 ta sem o sistema operacional sera que com essa atualizaçao vouta o sistema ?

    alguem que saiba aresposta agradesido desde ja ..

    ResponderExcluir
  7. Não consigo colocar meu Motorola XT317 em modo USB Phone Tools, alguma dica sobre como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse site explica mas não fala como faz, grande coisa né! rsrs

      Excluir
  8. nao consigo atualizar meu android e eu ja fiz tudo o que foi pedido, passo a passo várias vezes.

    ResponderExcluir
  9. minha atualização não sai de 72%... isso é normal???? já olhei no gerenciador e está executando.

    ResponderExcluir
  10. Alguem pode me ajudar o meu fire x 317 .fica so dano codigo mmi invalido quando vou consultar creditos e cancela ligacoes de vez enquanto,e quando vou acessar internet com o chip 2 o chip 1 fica fora de area constatemente.saindo e entrando o sinal.me ajudem

    ResponderExcluir
  11. Fiz atualização e resolveu todos os problemas!!!! Valeu! Wagner Cunha

    ResponderExcluir
  12. Deu tudo certo, atualizei e ficou perfeito, grato a equipe conectividadenanet, abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  13. O meu celular ficou com o modelo e a operadora em branco, alguém pode me ajudar de algum jeito para eu conseguir arrumar isso e atualizar? Estou cansado das telas brancas já!

    ResponderExcluir
  14. bixo , eu tentei atualizar o meu e apareceram os espaços em branco que tu mencionou. T disse que era pra desisntalar uma versão anterior. mas de que programa?

    ResponderExcluir
  15. obrigado. acabei de atualizar meu fire xt317 e resolvi os meus problemas com a conexão com a operadora

    ResponderExcluir
  16. eu tava pensando em jogar fora esse telefone, mas fiz a atualização e ficou ótimo , valeu

    ResponderExcluir
  17. uma pergunta ,isso funciona sem o pc ter rotiador ? ou wi-fi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kra, fica difícil, porque o programa de atualização vai baixar a Rom do seu aparelho direto dos servidores deles, então você precisa de internet pra baixar o sistema.

      Excluir
  18. Resolve mais os problemas voltam, já é a segunda atualização!

    ResponderExcluir
  19. o meu ta com o padrão bloqueado, isto resolve?

    ResponderExcluir
  20. Já fiz o teste, e mi ajudou muito, agora ta funcionando bacana ;-)
    tudo muito simplies, com um pouco de medo e tensão mais tudo ok!!!

    ResponderExcluir
  21. O android está fechando todos os app do meu cel, já fui em 2 assistencias técnicas e falaram que preciso atualizar o software... comecei mas ele diz que não tem atualização, como faço a desatualização ? Eu abro qualquer pasta que está na configuração e ela fecha logo em seguida, a pasta "privacidade" nem chega a abrir :/ como desatualizo pra atualizar esse?

    ResponderExcluir
  22. meu xt317 nao oega sinal se alguem souber a resposta me fala

    ResponderExcluir
  23. meu telefone não está aceitando um segundo chip, pois é só colocar e ele começa a tocar imediatamente, por isso achei melhor retirar um e deixar trabalhando so com o outro, além de toda hora travar e pedir para liberar espaço. Já eliminei todos os aplicativos que coloquei e ainda assim continua pedindo para liberar espaço.
    por favor me ajudem, como posso proceder para consertar esses problemas?

    ResponderExcluir
  24. Fiz a atualização e todos os passos estavam indo, depois na última etapa apareceu o o logotipo da Motorola e desligou. E na tela ficou na primeira etapa. Me ajudem

    ResponderExcluir
  25. Fiz a atualização e todos os passos estavam indo, depois na última etapa apareceu o o logotipo da Motorola e desligou. E na tela ficou na primeira etapa. Me ajudem

    ResponderExcluir
  26. Fiz a atualização e todos os passos estavam indo, depois na última etapa apareceu o o logotipo da Motorola e desligou. E na tela ficou na primeira etapa. Me ajudemm tbm estou com esse problema !

    ResponderExcluir
  27. Alguém teve algum problema na instalação???

    ResponderExcluir