Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Duplicate Cleaner recupera o precioso espaço perdido no disco rígido

 

Software mostra quais são os arquivos duplicados no computador.
E pode agilizar a vida de quem precisa fazer uma faxina no PC.

 Indisponivel/Indisponivel

Limpe o HD lotado. (Foto: Reprodução)

O programa Duplicate Cleaner ajuda o usuário a encontrar arquivos repetidos no PC e a liberar megas e megas de espaço em disco, facilmente.

Certamente você já passou pela situação de ter seu HD lotado, cheio de músicas e imagens, fotos mil... E também já deve ter pensado que era possível ter muita coisa repetida, só não tinha a paciência ou a ferramenta certa para ficar comparando um a um.

Para resolver esse problema de forma simples, mesmo para os usuários menos técnicos, a Digital Volcano criou o o Duplicate Cleaner, software de comparação de arquivos.

O mais interessante dele é que a abordagem não é aquela de simplesmente ver se existe arquivo com o mesmo nome em pastas distintas. Ele faz uma verificação interna e avalia se existem diferenças. Ainda vem com opção específica para procurar músicas comparando sua tag de artista, título e álbum. Os formatos de áudio suportados são: mp3, wma, m4a, ogg, ape e flac.

Indisponivel/Indisponivel

Buscas específicas para encontrar apenas o tipo de arquivo desejado. (Foto: Reprodução)

Existe também um filtro para se procurar apenas por imagens, filmes, documentos do Office, somente texto ou simplesmente tudo. Dentro do filtro, você ainda pode informar se deseja comparar o tamanho, data ou seu conteúdo. Feitas as escolhas, basta clicar em "Iniciar".
Não fique ansioso achando que ao clicar no "Iniciar" ele já vai sair apagando tudo que ele achar que é duplicidade. Tudo que for suspeito de ser repetido aparece na aba Arquivos Duplicados para posterior conferência. Nessa tela, são informados os nomes dos arquivos e algumas informações sobre eles para você ter base para escolher qual vai apagar. Somente depois da escolha é que, efetivamente, vai tudo pro "ralo".

Indisponivel/Indisponivel

Resumo do que foi encontrado. (Foto: Reprodução)

Para ajudar a caçar o que deve ser removido, existe um poderoso assistente no qual você marca se quer que o arquivo mais recente ou mais antigo; com a taxa mais alta ou mais baixa de bits (no caso de áudio); com maior ou menor tamanho vai ser eliminado. Isso evita que sejam apagados os arquivos de melhor qualidade ou mais recentes em detrimento dos antigos ou com qualidade inferior. Depois disso, clique no botão "Excluir marcados".

Vai abrir uma janela perguntando se quer excluir para a lixeira (marcado por padrão), mover tudo para outra pasta (mantendo ou não a estrutura de subpastas) ou ainda excluir as pastas vazias, dentre outras opções mais avançadas. Por fim, é exibido um relatório de quanto de espaço em disco foi liberado na limpeza.
Para não se arrepender depois, é altamente recomendado deixar a opção de apagar para a lixeira, marcada. Assim, se perceber que fez besteira e apagou o que não devia, há a possibilidade de se recuperar tudo.
No caso das imagens, para ajudar na decisão do que apagar, é possível visualizá-las de dentro do programa, o que agiliza o processo.
Como há a opção para colocar o programa em português, pergunta feita já na instalação, ele faz a alegria de muitos que têm dificuldade com outro idioma. Isso torna mais fácil ainda usar o Duplicate Cleaner, que é um utilitário extremamente importante para ter e guardar quando precisar fazer aquela faxina no HD. Antes de pensar em comprar um maior, será que não dá para dar uma sobrevida no atual e eliminar as coisas repetidas? Vale a pena dar uma testada. É grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário