Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Windows 95 completa 15 anos

 

Lançado no dia 24 de agosto de 1995, o Windows 95 completa 15 anos nesta terça-feira.
Na época, a Microsoft chegou a gastar US$ 300 milhões em uma campanha de marketing que também incluiu a música “Start Me Up”, dos Rolling Stones.
O sistema operacional que ajudou a popularizar ainda mais o computador pessoal trouxe novidades como o menu Iniciar e a barra de tarefas (recursos que perduram até hoje), suporte para computação em 32 bits, suporte para arquivos com nomes longos, multitarefa real (algo que a Apple só teria com o Mac OS X em 2001), envio de faxes e um grande suporte para multimídia (com recursos para gravação/reprodução de arquivos de áudio e para reprodução de arquivos de vídeo).
Na época do lançamento do Windows 95, o Internet Explorer ainda era totalmente opcional e era distribuído junto com o Microsoft Plus!. Em 1996, o navegador começou a vir integrado ao sistema operacional.
Quando o Windows 95 foi lançado, a Microsoft se preocupou em manter a compatibilidade com os aplicativos para o DOS e com os aplicativos compatíveis com o Windows 3.11. Isto pode não parecer grande coisa hoje, mas foi um enorme ponto positivo na época.
Graças ao grande suporte dos fabricantes de hardware e à compatibilidade com aplicativos antigos, o Windows 95 não deu chances para que o OS/2 Warp crescesse no mercado e se tornou o sistema operacional dominante.

Bill Gates no evento de lançamento do Windows 95
Bill Gates no evento de lançamento do Windows 95
Interface do Windows 95
Interface do Windows 95

Nenhum comentário:

Postar um comentário