Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Google anuncia pesquisa em 'tempo real' e ferramenta de busca visual

Informações frescas de blogs, sites de notícias, Twitter e outros sites populares aparecerão nos resultados de busca do Google, graças a uma nova tentativa da empresa de dar às pessoas um olhar mais abrangente do que está acontecendo na web. A empresa anunciou também uma nova busca por imagens em celulares equipados com o sistema Android. O novo recurso é o passo mais significativo do Google no campo de pesquisa em "tempo real", expressão que define o fluxo constante de informações que são compartilhadas em blogs e páginas pessoais de redes sociais como Facebook, MySpace e Twitter.
Como esses destinos se transformaram em fóruns cada vez mais populares de troca de opiniões, oferecendo dicas e notícias e destacando histórias interessantes, Google, Yahoo e Microsoft tentam reformar seus motores de busca para que eles tragam informações em "tempo real" com maior rapidez.
O Google fez um acordo em outubro para incluir os "tweets", as atualizações do Twitter, em seus resultados, mas ainda não tinha indicado como o sistema iria funcionar. O Bing, da Microsoft, já tem uma seção para tweets desde o final de outubro. O Yahoo começou a confiar em tweets como forma de apontar notícias quentes em seus resultados no mês passado.
No Google será criada uma seção que trará informações relevantes assim que elas entrarem no índice do site. Normalmente, um novo pedido de pesquisa era a única maneira de ver posts em blogs, atualizações de status e outras informações que o Google já tinha coletado desde a consulta anterior, mas não haviam aparecido ainda.
Com a mudança, uma pessoa que solicite informações sobre o presidente Barack Obama, por exemplo, verá o conjunto usual de links estáticos, fotos e vídeos, acrescidos de tweets pertinentes, posts e notícias. Essa nova forma de busca estará disponível para todos os usuários do mundo dentro de alguns dias.
O Google apresentou também o "Google Goggles". O Goggles é um aplicativo para Android - ou seja, funciona em celulares - que tira fotos, reconhece os objetos nessas fotos e gera resultados de pesquisa sobre eles. A ferramenta reconhece pontos turísticos, livros, obras de arte, lugares, vinhos e logotipos. O Google está trabalhando para adicionar outros tipos de objetos, como plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário