Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PCI Express 3.0 em novembro

Versão 3.0 operará a 8.0GT/s (8.0GHz)

 

imageO PCI Special Interest Group (PCI SIG), grupo responsável pela especificação PCI Express, informou que a revisão 3.0 será finalizada em novembro e os primeiros protótipos produtos baseados nesta versão começarão a ser testados em 2011.
A terceira geração da especificação PCI Express 3.0 operará a 8.0GT/s (8.0GHz) e utilizará esquemas de codificação 128 bits e 130 bits. Um detalhe é que já existem duas extensões para esta tecnologia, que foram propostas em 2008 pela AMD e HP.
Uma delas é chamada “Lightweight Notification” e permitirá que coprocessadores e outros chips possam se intercomunicar através da memória do sistema. A comunicação é feita através de uma transação PCIe, sem que seja necessário interromper o processador host.
A outra extensão é chamada “Protocol Multiplexing”, um recurso que permite que os chips alternem dinamicamente entre sete protocolos distintos além do PCIe. Isto permitirá a criação de chips únicos compatíveis com HyperTransport, PCIe, QuickPath Interconnect, Ethernet e outros barramentos.
As primeiras empresas que utilizarão a especificação PCI Express 3.0 serão as fabricantes de SSDs (discos de estado sólido), placas de vídeo e de placas de rede de 100Gb e 40Gb Ethernet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário