Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Programa transforma qualquer celular em aparelho sensível ao toque

 

Software de impressão digital acústica usa microfone do aparelho para deixá-lo sofisticado

Do R7

ReproduçãoReprodução

Software usa microfone do aparelho para saber se usuário
está dando uma pancadinha, deslizando ou girando o dedo

Publicidade

A empresa inglesa Input Dynamics criou um jeito de transformar os modelos mais simples de celulares em aparelhos sensíveis ao toque.  
Sem a necessidade de usar qualquer equipamento adicional, o sistema utiliza a tecnologia acústica para transformar cada pedaço da carcaça - não só a tela como todo o aparelho, incluindo as teclas. A informação foi revelada nesta quinta-feira (9) pela revista científica New Scientist.
Chamado de TouchDevice (aparelho movido ao toque, em tradução livre), o sistema usa o microfone do celular para saber se o usuário está dando uma pancadinha de OK, uma deslizada, uma rolada ou uma girada na carcaça do aparelho. 
Por meio do microfone, o software capta a assinatura acústica (sonora) produzida por alguns gestos feitos com os dedos, como as pancadinhas, os giros etc, na carcaça do telefone. Na mesma hora, ele converte esses gestos em comandos de software que correspondem ao sistema operacional do aparelho. 
Atualmente, o software só funciona com toques feitos por uma caneta ou pelo dedo, mas a Input Dynamics está melhorando o software para detectar e responder a várias assinaturas diferentes para que seja possível processar várias assinaturas de uma só vez, convertendo velhos aparelhos em dispositivos multitoque. 
Embora o software ainda esteja em desenvolvimento, a empresa está conversando com vários fabricantes de celulares para que seja usado em futuros aparelhos. 
Por enquanto, o software pode ser baixado para modelos atuais, transformando-os em aparelhos sensíveis ao toque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário