Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

AMD tem o supercomputador mais poderoso do mundo

autor: risastoider http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/3390/amd-tem-o-supercomputador-mais-poderoso-do-mundo.html

Enquanto AMD e Intel disputam a preferência dos usuários de PCs oferecendo hardwares cada vez mais rápidos, existe um terreno mais distante no qual as empresas apostam todas as suas fichas: os supercomputadores.
Uma dessas maquinas poderosíssimas é o Cray XT5, também conhecido como Jaguar, situado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, que recebeu um upgrade. Antes com processador AMD Opteron quad-core, o equipamento opera agora com seis núcleos a 2,6 GHz.

A máquina, que usa o sistema operacional Linux, é formada por 45 mil processadores, distribuídos em gabinetes que contém, cada um, 192, e um poder de processamento de 12 Teraflops. Com essa configuração, o Jaguar consegue atingir um pico de processamento teórico de 2,3 PetaFLOP/s, ou seja 2300 bilhões de operações por segundo. No teste de benchmark Linpack, o resultado foi de 1.75 PetaFLOP/s.
O segundo colocado é o Roadrunner da IBM, que apareceu pela primeira vez em junho de 2008 e foi o primeiro computador a ultrapassar a marca de 1 PetaFLOP/s no teste de benchmark Linpack, atingindo a marca de 1,105 PetaFLOP/s. A máquina também utiliza Linux e tem 6.480 processadores dual core AMD Opteron e mais 12.960 processadores IBM PowerXCell 8i Cell Broadband Engine. Em 2007 o mais rápido supercomputador, criado para empresa japonesa Riken, atingiu 1 PetaFLOP/s.
A AMD tem quatro entre os cinco chips mais rápidos do mundo, embora a Intel lidere o ranking em número de sistemas: 402 (cerca de 80%). Os segundos processadores mais populares da lista são os IBM Power, que estão presentes em 52 sistemas. Já os AMD Opteron são utilizados em 42 máquinas (pouco mais de 8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário