Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Windows Touch – O que há de novo?

 

clip_image002

O Windows 7 é a primeira versão do Windows a utilizar a tecnologia multitoque. Tarefas como movimentar álbum de fotos, abrir e mudar arquivos e pastas e outras funções antes realizadas pelo mouse, agora podem ser executadas apenas com o movimento dos dedos.

Quem acompanha a evolução dos computadores há muitos anos como eu, já viu praticamente tudo mudar, mas o mouse e o teclado são duas peças que resistiram as inovações com o tempo. Mas depois do lançamento do Windows 7 Touch, eu percebi que controlar o Windows com a ponta dos meus dedos poderia ser muito mais divertido e produtivo do que usando um mouse.

No Windows 7, as mudanças na Barra de Tarefas e no menu Iniciar do Windows 7, agora com ícones maiores, também facilitam o uso da tecnologia touch no sistema. Talvez, mesmo com essa nova tecnologia, você ainda queira utilizar um mouse ou um touchpad, mas algumas ações realmente ficam mais fáceis utilizando gestos.

O que há de novo?

Gestos de toque

O Windows 7 Touch inclui novos gestos que executam comandos para aprimorar sua experiência. Alguns deles são bastante intuitivos. Por exemplo, para rolar uma página para baixo, para fazer um movimento com o dedo para cima. Para rolar para cima, basta movimentar para baixo.

Quer aumentar o zoom de uma imagem? Toque em dois pontos e afaste os dedos, como se fosse separá-los. Se quiser diminuir o zoom, faça o contrário, juntando os dedos como se fosse apertá-los.

Se preferir, pode até mesmo personalizar esses movimentos para tarefas que você realiza com freqüência. Por exemplo, se você usa muito atalhos de teclado como o Alt+tab, você pode atribuir um novo movimento para executar essa ação. Para saber como fazer isso, dê uma lida no texto Personalizar movimentos.

Abaixo uma lista com a descrição de outros gestos possíveis no Windows 7

Gesto: Panorâmica
Como executar:
Toque e arraste a página com um ou dois dedos.
Descrição: Use a panorâmica para ver outra parte de uma página que possui barras de rolagem. Por exemplo, você pode usar a panorâmica para ver parte de um documento ou planilha extensa que não aparece na janela. Quando você usar a panorâmica com um dedo, arraste o dedo na vertical para mover a página e na horizontal para selecionar o texto da página.

Gesto: Aplicar zoom

clip_image004clip_image006

Como executar: Para aplicar zoom, toque em dois pontos no item e aproxime os seus dedos, como se fosse apertá-los. Para ampliar, toque em dois pontos no item e afaste os seus dedos, como se fosse separá-los.
Descrição: Use o zoom para ampliar ou reduzir um item na tela. A ampliação mostra uma área menor com mais detalhes e a redução mostra uma área maior.

Gesto: Girar
Como executar: Toque em dois pontos do item e mova-o na direção na qual deseja girá-lo.
Descrição: Use o recurso girar para mover uma imagem ou outro item na tela em uma direção circular (no sentido horário ou anti-horário).

Gesto: Pressionar e tocar
Como executar: Pressione o item com um dedo e toque rapidamente com outro dedo, sem deixar de pressionar o item com o primeiro dedo.
Descrição: Use pressionar e tocar para acessar o menu de atalho. Pressionar e tocar executa a mesma ação que pressionar e manter pressionado ou clicar com o botão direito do mouse em um item.

Outros comandos funcionam exatamente da mesma maneira no Windows 7 Touch. Por exemplo, para utilizar o Aero Shake, você só precisa colocar o dedo sobre uma janela e sacudi-la, para todas as janelas desaparecerem, exceto a que você escolheu.

Já para usar o Snap, basta arrastar a janela com os dedos para uma das extremidades da tela, e ela será redimensionada.

clip_image008

Teclado de toque

clip_image010

O teclado de toque do Painel de Entrada do Tablet PC permite inserir texto em qualquer tela sensível ao toque sem que você precise de um teclado padrão, como você estava acostumado a usar. Para abrir o teclado de toque:

  • Clique no botão Iniciar e digite Painel de Entrada do Tablet PC na caixa de pesquisa. Entre no Painel.
  • Se o Painel de Entrada abrir na visualização Painel de Escrita, toque no botão Teclado de Toque clip_image011.

Para obter mais informações sobre como usar o teclado de toque, consulte Usando o teclado de escrita e o teclado de toque no Painel de Entrada do Tablet PC.

Windows Media Center

Para mim, é no Windows Media Center que a tecnologia sensível ao toque fica mais divertida. Quem tem muito conteúdo de mídia no computador, como fotos e vídeos, com certeza vai gostar. O Windows Media Center foi especialmente projetado para ter uma ótima navegação por toque, com grande botões na tela.

Abaixo temos um vídeo que demonstra muito bem o uso de algumas ferramentas do Windows 7 através do toque, inclusive o Windows Media Center. O vídeo está em inglês, mas as imagens já dão uma ótima idéia de como a tecnologia funciona.

Se você está pensando em comprar um novo computador com Windows 7, considere comprar um notebook ou desktop com tela sensível ao toque. Você pode se surpreender!

Tags: windows 7, touch

Nenhum comentário:

Postar um comentário