Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Microsoft admite que ferramenta para Windows 7 violava regras GPL

Apesar de parte da ferramenta ter sido desenvolvida por terceiros, a empresa assumiu o erro publicamente e tomou medidas para corrigi-lo

Por Jacqueline Lafloufa

A ferramenta USB/DVD Dowload Tool, liberada pela Microsoft para a criação de drives e DVDs de boot do Windows 7, foi removida da loja online depois de ter sido descoberta uma violação das regras da licença GPL.

A violação da licença se deu devido à presença de código modificado que foi distribuído sem que o código fonte correspondente tivesse sido divulgado. A Microsoft declarou que a violação foi um erro, e mesmo que o código tenha sido oferecido por terceiros, ela assumiria a responsabilidade, por não ter percebido o problema durante o período de revisão do código.

A empresa também afirmou que realizou uma revisão de todos os outros códigos de produtos disponíveis na Microsoft Store para se certificar que este fora um incidente isolado, e garante que nenhum dos outros produtos distribuídos apresenta violação de licença, de acordo com o site Information Week. Além disso, a Microsoft também pontuou que tomará medidas para evitar que problemas como esse aconteçam com futuras revisões de código.

Segundo Matt Asay, do site CNET News, erros como esse são naturais e evidenciam que a adoção de código aberto está em expansão. Ele lembra também que os processos para licenciamento em código aberto são bastante complexos, e que é possível que o erro da Microsoft tenha realmente sido um incidente, e não uma atitude de má fé, como alguns podem acreditar.

Após a correção da falha, a ferramenta deverá voltar às lojas online da Microsoft e estará disponível gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário