Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

IE9 pode ser resposta ao Chrome OS?

ie9-20091123175725

A exposição que a Microsoft fez sobre o Internet Explorer 9 um dia antes da exibição do Chrome OS está sendo interpretada como uma resposta da fabricante do Windows ao Google.

Na quarta-feira (18), o presidente da divisão Windows Live da Microsoft, Steven Sinofsky, exibiu algumas características do que deve ser o Internet Explorer 9. Segundo Sinofsky, a principal novidade do novo IE será a capacidade de processar aplicações web pesadas direto no browser, dispensando o usuário de instalar aplicativos no PC.

Para exemplificar isso, Sinofsky exibiu computadores rodando pesados mapas 3D direto no browser.

Esta apresentação ocorreu apenas um dia antes do Google liberar o Chrome OS, cujos códigos estão disponíveis para download.

Na opinião de parte dos analistas de mercado que cobrem a Microsoft, a exibição de Sinofsky teve como objetivo antecipar e minimizar o anúncio do Google.

Este tipo de estratégia é comum na disputa entre grandes empresas de internet. Um dia antes da Microsoft anunciar o Bing, por exemplo, o Google exibiu detalhes sobre o Google Wave.

Nesse contexto, a exposição de Sinofsky pode ser interpretada como uma demonstração de que o Internet Explorer será capaz de rodar com eficiência as próximas gerações de aplicações web e, sozinho, satisfazer as necessidades de um usuário que deseja apenas um netbook, com acesso rápido à web e aplicações disponíveis na nuvem.

Assim, se o Chrome OS se provar viável e atraente para os usuários num futuro próximo, a Microsoft teria como alternativa o Internet Explorer 9 para rivalizar com o sistema do Google em netbooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário