Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ubuntu nas nuvens

Distribuição Linux chega à versão 9.10 com serviço baseado em cloud computing que permite fazer cópias de segurança, além de sincronizar e compartilhar arquivos

Rio - O Ubuntu 9.10 Desktop, que também serve para notebooks e netbooks, foi lançado na semana passada e já pode ser baixado. A atualização do sistema operacional traz melhorias na estrutura, como menor tempo de boot, melhor qualidade na conexão 3G e um sistema de som aprimorado. Segundo a Canonical, foram mais de 50 correções, além das melhorias, visando tornar o sistema mais amigável para o usuário.

Uma das novidades mais interessantes é o serviço online Ubuntu One, que foi lançado em beta em março e agora faz parte do desktop. Baseado em cloud computing (computação nas nuvens), o Ubuntu One permite armazenar conteúdo na rede. Ou seja, pode ser usado para backup de dados, sincronização (entre desktop e notebook, por exemplo) e compartilhamento de arquivos entre usuários. A versão gratuita do serviço oferece até 2 GB. Há opção de 50 GB por 10 dólares ao mês.

Outra novidade é o Ubuntu Software Center, onde ficam reunidas as informações sobres programas para Ubuntu que podem ser baixados.

Quem usa o Ubuntu em notebooks ou netbooks vai reparar nas melhorias na interface Netbook Remix (UNR). Uma delas é a integração do programa de mensagens instantâneas Empathy, que, a exemplo do MSN e outros aplicativos, permite conversas por texto, áudio e vídeos, além de transferência de arquivos.

Os desenvolvedores ganharam um novo pacote de ferramentas, o Quickly, que facilita a programação ao automatizar algumas tarefas. Também ajuda a lançar o novo programa nos repositórios de software e assim distribui-lo para a comunidade de usuários.

Para que não conhece, o Ubuntu é uma distribuição do sistema operacional Linux nascida na África do Sul e desenvolvida pela Canonical. Considerada uma mais amigáveis, e é uma das mais usadas. Baixe a versão em português em: http://www.ubuntu-br.org/

Para experimentar o Ubuntu não é preciso instalá-lo. Basta baixar o arquivo imagem (.iso) e gravá-lo num CD. Ao dar boot pelo CD, tem-se a opção de usar o Ubuntu sem instalá-lo. Em geral, o Ubuntu consegue reconhecer os componentes e a conexão automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário