Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Com investidor, ICQ pode renascer em 2010

Com investidor, ICQ pode renascer em 2010

O programa de mensagens instantâneas ICQ, que foi líder em seu segmento no Brasil nos anos 90, pode ganhar novo fôlego se der certo o plano da AOL de encontrar um investidor para o produto.

Criado pela israelense Mirabilis, o ICQ tornou-se um produto dominante em mensagens instantâneas durante meados dos anos 90, quando ainda predominavam conexões dial-up à internet.

Leia também:

Vendido para a AOL em junho de 1998 por US$ 297 milhões, o mensageiro padece de um quase abandono, já que a America Online possui outro aplicativo do tipo, o AOL Instant Messenger, que recebeu sempre maior promoção e esforços de inovação da companhia que o ICQ.

A separação da AOL do grupo Time Warner, no entanto, abre uma nova perspectiva para o ICQ. Isto ocorre porque a companhia americana quer desfazer-se do produto, que é pouco lucrativo, mas possui entre 40 e 50 milhões de usuários ativos no mundo. A AOL pede US$ 300 milhões pelo ICQ.

Atualmente na versão 6.5 e com uma versão 7.0 em desenvolvimento, o ICQ pode ter um novo dono em 2010, disposto a promovê-lo e torná-lo um produto competitivo para enfrentar o Windows Live Messenger – que domina o mercado brasileiro, entre outras coisas, por vir pré-instalado no Windows – e o Google Talk.

O ICQ ainda é muito popular em países como Alemanha, Ucrânia, Rússia e Israel, este último país sede da Mirabilis, empresa que inventou o ICQ.

Leia também:

Um dos possíveis compradores para o ICQ é o grupo de mídia sul-africano Naspers, que também é dono do holandês Nimbuzz, um mensageiro que suporta serviços de voz.

Em entrevista à Bloomberg, um porta-voz da Naspers disse que a companhia procura aquisições de produtos online, mas negou um interesse direto pelo ICQ.

Com uma base de clientes consolidada e uma legião de saudosistas, o ICQ em sua sétima versão poderia voltar a conquistar usuários em todo o mundo se tiver por trás o apoio de um parceiro forte e disposto em defender o ICQ como a AOL não fez nos últimos anos - o que pode ocorrer no início de 2010.

Clique Aqui!!! Para Baixar o ICQ 6.5

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário